ESPECIALISTAS EM MARKETING DÃO DICAS DE COMO O BRASIL PODE SER UM BOM ANFITRIÃO EM 2014 E 2016

Gary Pluchino, consultor em marketing olímpico, e Mike de Vries, gestor da Copa da Alemanha, participaram das palestras desta quinta no Sports Business

São Paulo (SP) – O Brasil se tornou polo investidor na última década e estabilizou a economia. Com isso, também conseguiu o direito de sediar as principais competições. ‘Bola da vez’ do mercado internacional, o País agora capacita gestores esportivos para realizar de maneira profissional os megaeventos.

O Sports Business 2011 reúne especialistas que já botaram a mão na massa em jogos passados como Mundial da Alemanha e Olimpíada de Pequim. Todos salientaram que o brasileiro deve participar das competições e se sentir um anfitrião

“O Brasil tem a responsabilidade de envolver mais as pessoas no processo. Sediar um megaevento gera um sentimento de participação da população, como ocorreu na Alemanha em 2006. Com um trabalho bem feito, o País será reconhecido como um anfitrião exemplar. Os turistas voltarão depois da Copa e conhecerão o que existe por trás do futebol”, contou Mike de Vries, consultor de comunicação dos últimos mundiais de futebol.

Outro palestrante desta quinta-feira (18) foi Gary Pluchino – vice-presidente sênior da IMG. O especialista em marketing olímpico acredita que o Rio de Janeiro conseguirá sediar os Jogos, mas a responsabilidade aumenta a cada dia.

“O País tem condições de realizar todas as obras de logística e infraestrutura até 2016, mas não há tempo a perder. Todos devem estar envolvidos nesse processo de sediar um evento importante. Por isso, um congresso como o Sports Business é fundamental para capacitar os gestores”, contou.

No painel destinado ao esporte como eficaz ferramenta de comunicação, um dos escolhidos foi Antônio Zambeli, diretor de marketing do grupo Seara/Marfrig. O executivo falou sobre as ações da empresa, que patrocina o Santos, a Fifa e a seleção brasileira.

“É uma maneira de mostrar ao mundo que somos brasileiros e praticamos a excelência em serviços e produção, assim como o futebol é reconhecido lá fora”, frisou.

O Ministério do Esporte foi representado pelo secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, no Sports Business. A presença dele reforçou a necessidade de um trabalho multidisciplinar para o desporto. “O esporte é uma cadeia que precisa de profissionais altamente qualificados em todas as áreas. Os atletas necessitam de uma equipe multidisciplinar, que incluem médico, treinadores e outros. Os gestores também entram nesse processo e por isso é preciso qualificar a categoria”, revelou.

Agrekko também foi destaque na pauta sobre Copa e Olimpíadas – Na quarta-feira (17), Gabriele Muraglia, da Agrekko, também falou sobre os megaeventos contou algumas experiências a frente da empresa em soluções temporárias de energia, resfriamento de processos e climatização.

O gerente geral para grandes eventos da Aggreko International falou da importância do abastecimento de energia para grandes eventos e citou algumas soluções temporárias que podem ser aplicadas durante a Copa e as Olimpíadas.

“A Agrekko já participou de eventos grandes como FIFA Fun Fest (2010), Fórmula 1 (cinco temporadas), Volvo Ocean Race (2009), Rock ´n Rio 3 (2001), entre outros. O investimento no setor é muito pequeno perto de sua importância para toda estrutura dos megaeventos”, afirmou Gabriele Muraglia.

Encontro de gestores – o Encontro de Gestores de Esporte e Lazer, realizado nas manhãs do Sports Business mostrou-se um espaço importante para capacitação e mesmo networking entre os profissionais das áreas pública e privada.

No segundo dia (18), os encontros falaram sobre os legados dos megaeventos, apresentação de Projetos no ME e Infraestrutura. Entre as autoridades convidadas estavam Nadia Campeão – ex-secretária de esportes da cidade de São Paulo, Sérgio Schildt – presidente da Recoma, Ricardo Leyser – secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, e Alberto Saraiva – assessor de Relações Institucionais do Ministério dos Esportes.

“Não podemos fazer Copa e Olimpíada iguais aos outros países. Temos as nossas demandas e dificuldades, por isso é preciso aprender com as experiências positivas dos eventos passados. Outro detalhe que deve ser apontado é a sinergia das obras de modernização com o plano diretor de cada cidade-sede”, comentou Nadia Campeão.

Na sexta-feira (19), no Auditório Elis Regina, o encontro será sobre Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Na sala 1, o tema é Projetos – Siconv/Prestação de Contas, e na sala 2, a discussão será sobre Infraestrutura – Gestão. Os encontros permanecem no horário das 8h30 às 12h30.

Fitness agita as tardes do Sports Business O mercado de fitness também é assunto do congresso. “O Fitness hoje representa uma é uma ferramenta importante para que as pessoas encontrem qualidade de vida. Ele busca minimizar os efeitos do sedentarismo no cotidiano, prevenindo contra doenças cardíacas, estresse, diminuindo efeitos de hipertensão e outras síndromes”, comentou André Oliveira, diretor técnico do Gym X, um evento inédito que teve lançamento no Sports Business.

O Gym X, promovido pela Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT), é uma competição entre academias cujo objetivo é promover e quantificar esporte, saúde e bem-estar. “Hoje as academias não tem um evento próprio. Assim, nosso objetivo e promover um, no qual seja possível integrar academias e alunos, contribuindo para que a freqüência desses alunos aumente e também outros clientes em potencial sejam motivados à praticar o esporte”, afirmou André Oliveira.

Nesta quinta-feira (18), foi realizada uma sensibilização com as academias convidadas, para apresentação do projeto e explicação do regulamento da competição, e na sexta-feira (19) será feira a capacitação dos professores das academias para que posteriormente se tornarão árbitros da FPEFIT e darão validade às provas da competição nas academias.

E já que os conceitos de fitness e wellness mostram-se em alta, nesta quinta-feira (18) foi realizada ainda a aula inaugural de dois cursos de capacitação de profissionais do mercado de fitness, promovidos pela R&V eventos.

O primeiro curso, realizado essa quinta-feira (18), é de reciclagem para todas as modalidades de atividade de ginástica de academia e tem coordenação do professor Ruy Calheiros. Na sexta-feira (19) será a vez dos profissionais de sala de musculação, que terão o professor Mario Charro como coordenador.

Informações adicionais nos sites: www.gymx.com.br e www.sportwellness.com.br

Lei de Incentivo fecha Sports Business – Nesta sexta-feira (19), o Sports Business terá palestras focadas no desenvolvimento e soluções esportivas, além da troca de experiência de especialistas em patrocínio e lei de incentivo. Também ocorrerá a oitava e última etapa do Congresso Estadual de lei de Incentivo, Gestão e Marketing, visando promover a formação e capacitação especializada de gestores desportivos.

O evento, organizado em parceria com a Academia Brasileira de Marketing Esportivo (ABRAESPORTE) e Associação Brasileira da Indústria do Esporte (ABRIESP), contará com palestras proferidas por profissionais de sucesso em suas respectivas áreas como: Maurício Fernandez, presidente da ABRIESP, Eduardo Anastasi – Coordenador de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Luiz Eduardo Pinheiro Lima – Diretor de Projetos especiais e Incentivados do E.C. Pinheiros, Mauzler Paulinetti – Superintendente do Sindicato de Profissionais de Educação Física do estado de São Paulo e Ricardo Gomes Silva – CEO da SSTUDIO Marketing & Entretenimento.

Programação
Sexta-feira (19)

08h30 – 12h30 Encontro de gestores sobre Lei Estadual de Incentivo ao Esporte no Auditório Elis Regina.

Sala 1: encontro de gestores sobre Projetos – Siconv/Prestação de Contas
Sala 2: discussão sobre Infraestrutura – Gestão

15h00-16h30 Painel I – Desenvolvimento e Soluções
Participantes: Adriano Gelli – Proprietário e Fundador da Sportlink International; Florian Weingairtner – Diretor Geral da Front End Consulting; Sergio Schildt – Presidente da Recoma e Vice-presidente da ABRIESP.

16h45-17h15 Palestra Especial – Marketing Esportivo

17h15-19h00 Painel II – Mercado: Patrocínio e Lei de Incentivo
Participantes: Eduardo Anastasi – Presidente da Comissão de Análise e Aprovação de Projetos da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte; Ricardo Campelli – Presidente da Comissão Técnica e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte; Luis Eduardo Pinheiro Lima – Diretor de Projetos Especiais e Incentivados do Esporte Clube Pinheiros; Marcelo Rezende – Sócio Diretor da MRZD Consultoria Esportiva.

IAKS LAC – Ainda no Sports Business será realizada a segunda edição do Premio da IAKS Secção Latino Americana e Caribe, concurso de arquitetura de instalações esportivas.

Sobre o Sports Business – O encontro terá fóruns apropriados para discutir, sob o prisma econômico, as políticas, meios e estratégias para desenvolver o esporte nacional em todos os seus aspectos. Dividido em quatro temas centrais, o evento apresentará demandas, estratégias e cases de sucessos atuais dos principais líderes e profissionais do esporte mundial sobre importantes segmentos do mercado como:

• Infraestrutura e Instalações;
• Turismo Esportivo;
• Materiais e Equipamentos;
• Marketing Esportivo.

Serviço: 
28ª Sports Business – Maior Encontro de Negócios do Esporte da América Latina
17 a 19 de Agosto de 2011
Palácio das Convenções do Anhembi – São Paulo-SP

O Sports Business é uma realização da Federação Paulista de Esportes e Fitness (FPEFIT), coordenação da Associação Brasileira da Indústria do Esporte (ABRIESP), com patrocínio da Hyundai, CAOA e Gemalto, apoio do Parque Anhembi, Getty Images Latin America, Instituto Illuminatus, All Tasks, São Paulo Convention & Visitors Bureau, CNTUR, CEBRASSE, Confederação Brasileira de Clubes, Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região – SP, Look Cultural, Organização Nacional das Entidades do Desporto, SINPEFESP e Associação Internacional para Instalações Esportivas e Recreativas – Seção América Latina e Caribe, parceria governamental com Ministério do Esporte, Lei de Incentivo ao Esporte, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, media partner ESPN e Major Events International, empresas associadas GMF Promoções, MRZD – Consultoria Esportiva e SStudio Marketing & Entretenimento.

Mais informações: www.sportsbusiness.com.br

Flávio Perez – Mtb: 45562 e Andressa Rufino
E-mails: flavio@zdl.com.br e andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter:twitter.com/ZDLcomunica

Anúncios
Categorias: América Latina, Anhembi, Antonio Zambelli, Ativação, Brasil, Caoa, CEBRASSE, Clube, CNTUR, Comunicação, Congresso Estadual de Lei de Incentivo, Educação Fisica, Getty Image, Getty Images, Grupo Seara, Hyundai, IAKS, IAKS LAC, IMG, Jogos Olimpicos, jornalistas, Mafrig, Marketing Esportivo, Marketing Olimpico, Material Esportivo, Mike de Vries, Palácio das Convenções do Anhembi, Patrocinadores, Ricardo Leyser, RIO 2016, São Paulo, Secretaria de Esportes, SINAENCO, Sports Business Congress, SSTUDIO Marketing & Entretenimento, ZDL | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: