Brasil vence Mundial de Futebol Social, na Polônia

Equipe retorna ao Brasil na manhã desta terça-feira (20/8)

A seleção brasileira foi a campeã do 11º Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup). O torneio realizado em Poznan, na Polônia, contou com a participação de 59 seleções nacionais dos cinco continentes (46 no torneio masculino e 13 no feminino). Fundação Telmex e UEFA são alguns dos apoiadores mundiais do evento.

Image

HWC Flickr Official

A participação do Brasil foi marcada pela falta de patrocínio e pela presença apenas de 4 jogadores e ausência da seleção feminina. Cada delegação é formada por 10 pessoas, sendo 8 jogadores e 2 técnicos. O presidente da Associação Brasileira de Futebol Social, Guilherme Araujo, explica: “Apesar de entendimentos bastante avançados com algumas grandes empresas, tivemos a ingrata notícia da não viabilização do patrocínio para ida das seleções à Polônia às vésperas do evento, especialmente pelo fato da não aprovação em tempo do projeto submetido à Lei de Incentivo ao Esporte”.

Apesar disso, os jovens brasileiros acabaram a competição invictos. Após 10 partidas nas fases classificatórias, a taça foi ganha após vitórias sobre Portugal (6×4), Chile (6×1) e México (4×3), na final.  Além disso, o brasileiro Darlan foi eleito o melhor jogador da competição.

O Brasil foi representado por Vinícius Araujo (Rocinha, Rio de Janeiro), Darlan Martins (Cantagalo, Rio de Janeiro), Douglas Batista (Jardim Ângela, São Paulo) e Robson Martins (Campo Limpo, São Paulo). O técnico Pupo Fernandes, que coordena as seleções desde 2004, se disse bastante surpreso com o resultado: “Viajamos sem um único treino e jogamos sem reservas. Valeu a força e a determinação destes garotos. Foi muito bom conviver com eles, compartilhar seus sonhos, que tenho certeza que se concretizarão!”.

Sobre o Futebol Social – Ganhar é virar o jogo!

O Futebol Social promove a integração de comunidades de todo o país e, através do futebol, busca a inserção de jovens excluídos de 16 a 20 anos. Eventos e torneios locais são realizados em diversas comunidades do país, em conjunto com outras ações comunitárias e de cidadania e uma grande final conecta jovens em todo o país.

Um dos resultados do projeto é a formação da seleção que representa o Brasil no Campeonato Mundial de Futebol Social, a Homeless World Cup, um evento global que reúne populações excluídas de todo o planeta utilizando essa oportunidade para transformar a vida delas, além de trazer à tona discussões relativas à pobreza e falta de moradia ao redor do mundo. Ocorre anualmente desde 2003 e já passou por cidades como Milão, Cidade do Cabo, Copenhague, Melbourne e Milão.

Campeonato Mundial

A Homeless World Cup apoiou o desenvolvimento de mais de 70 programas sócio-esportivos ao redor do mundo, que envolvem pelo menos 100.000 pessoas por ano. Todos os participantes sofrem com a pobreza e a falta de moradia. Sua primeira edição ocorreu em 2003, em Graz (Austria), reunindo seleções de 18 países. Em 2008, apenas seis anos depois, 56 nações marcaram presença no campeonato de Melbourne, na Austrália, que pela primeira vez contou com um torneio feminino. Em 2010, foi a fez a vez do Brasil receber o torneio, que reuniu na cidade do Rio de Janeiro seleções de 55 países e teve os times brasileiros, feminino e masculino, como grandes campeões.

Trata-se de uma categoria específica: cada time é formado por oito jogadores (quatro titulares e quatro reservas), sendo as substituições livres. Cada partida tem dois tempos de 7min cada. A quadra tem 22m x 16m e proteções laterais de 1,10m. Já a área de gol é um semicírculo de 4m de raio, tendo as balizas 4m de largura e 1,30m de altura. Uma regra específica, que torna o jogo bastante dinâmico, é a que exige que cada time mantenha sempre um jogador no campo de ataque. Desta maneira, são até três atacantes sempre contra dois defensores no máximo.

 

Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: