Comitê da Cadeia do Desporto inicia atividades de 2014 e 2015

Na primeira reunião plenária de 2014 do Comitê da Cadeia Produtiva do Desporto (Code) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), realizada no final da tarde desta quarta-feira (26/02), foram apresentados os resultados iniciais dos Grupos de Trabalhos do Comitê e os projetos em desenvolvimento neste primeiro semestre.

Na abertura do encontro, o coordenador do Code, Mario Eugenio Frugiuele, agradeceu os esforços dos membros do Comitê, que previamente estiveram reunidos para discutir projetos e soluções de melhorias para o desenvolvimento da cadeia produtiva do desporto.

# Lei Municipal de Incentivo

O procurador do município de São Paulo, Mauricio Morais Tonin, representando o secretário municipal de Esportes, Celso Jatene, falou sobre a recente lei municipal sancionada. “A lei que criou o incentivo ao esporte, e que foi aprovada no ano passado, é uma grande conquista para a cidade. Até porque era inaceitável que a maior e mais rica cidade do país não tivesse um mecanismo como esse de incentivo fiscal voltada à área esportiva.”

Tonin esclareceu que o prefeito de São Paulo assinou neste ano o decreto que regulamenta a Lei de Incentivo Fiscal para o Esporte na cidade e que, nos próximos dias, serão criadas as comissões, dentro da Secretaria, para analisar os projetos beneficiados com esses incentivos.

# Pleitos da Fiesp

Ari Mello, integrante da Comissão de Impostos e Incentivos ao Esporte do Code/Fiesp, comentou que o grupo se colocou à disposição da Secretaria Municipal para colaborar na regulamentação da Lei.

A Comissão também avaliou a possibilidade de pleitos relativos a incentivos e impostos estaduais e federais, os quais já estão em análise no Departamento Jurídico da Fiesp.

# Normalização de Produtos

Dentro da Comissão de Normatização e Normalização foi debatida a necessidade de fomentar a adequação dos produtos nacionais nos padrões de qualidade e a ampliar a discussão sobre as normas já pré-estabelecidas vinda do exterior.

Um trabalho conduzido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) junto ao Ministério do Esporte foi apresentado e será avaliado para estender aos demais setores da cadeia produtiva.

# Marketing Esportivo

Ao apresentar os projetos do Comitê de Marketing Estratégico do Code, o coordenador adjunto do Comitê, Mauricio Fernandez, antecipou como será o ritmo dos projetos para 2014 e 2015. “Será uma agenda bem intensa, para arregimentar mais pessoas e trazer mais resultados.”

Entre os projetos está a realização de um road show, evento que percorrerá várias cidades em São Paulo e grandes capitais, como Rio de Janeiro e Brasília. Tais encontros, que podem contar com o apoio do setor público, terão uma programação dinâmica para atender o interesse de diversos públicos: pequenas e médias empresas ligadas ao esporte, lojistas, profissionais do esporte, associações esportivas e prestadores de serviços.

Para o final de 2014 está sendo planejado um grande congresso em São Paulo, voltado aos negócios do esporte.

Fazem parte ainda da programação do Code a realização de rodadas de negócios nacionais e internacionais e a promoção de prêmios com o intuito de valorizar e estimular a competitividade das indústrias do setor.

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