O FUTURO PROMISSOR eSPORTS ELETRÔNICOS

O 1º FORUM DE eSPORTIVIDADE ELETRÔNICA NO BRASIL, realizado em São Paulo, em 27 de novembro último, com a participação de 29 experts do segmento, em 10 painéis de debates e palestras, chegou a uma conclusão que deverá gerar um grande impulso no segmento no país: o futuro esportivo está nos eSports eletrônicos. O evento aconteceu no Hotel Tivoli Mofarrej, na Alameda Santos, com a presença de grande público de diversas cidades do país.

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No Brasil 76 milhões de pessoas participam (dedicam-se ao) segmento eSports, praticamente um terço da população. (A maioria, no entanto) Organizadores de eventos, entidades, ligas, desenvolvedores, startups desconhecem as oportunidades disponiveis como por exemplo (oferecidas por esse mercado), (inclusive com) a possibilidade de usar a Lei de Incentivos Fiscais dos governos federal, estaduais e municipais. No entanto, as entidades proponentes ainda pecam na apresentação dos projetos e somente 30% deles são aprovados, como relatou Silvio Garcia Júnior, Secretário Adjunto de Esportes da SELJ, principalmente por não terem assessoria de profissionais que possuam experiencia em projetos incentivados.

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Silvio Garcia Júnior -Secretário Adjunto de Esportes da SELJ

O painel Cases do Mercado, mediado pelo jornalista da Globo Alessandro Jodar, com a participação de Brent McCray, diretor Global de Novos Negócios Patriot, Carlos Fonseca, CEO do CNB e presidente da ABCDE, e Daniel Orlean, vice-presidente de Marketing do Flamengo, (mostrou os diferentes formatos que) apresentou diferentes experiências e visões de suas areas de atuações do eSports (oferece em investimentos). Grandes empresas, como Nike, Coca-Cola, hoje contam com funcionários – que praticam e conhecem o eSports (esportistas) para melhor analisar as propostas que recebem, difíceis de serem avaliadas por funcionários que desconhecem este segmento de mercado.

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Brent McCray – Diretor Global de Novos Negócios Patriot

O computador tornou-se ferramenta indispensável para a obtenção de dados confiáveis e rápidos. Washington Cabral, da IBM, mostrou a atuação do “IBM Watson na era cognitiva do eSports”, exemplificicando com o grande desafio que foi para o Watson analisar um jogo de golfe, onde diferentes jogadas acontecem simultaneamente em 18 buracos, lembrando que uma das maiores façanhas de um computador foi em 1996 ao vencer um jogo de xadrez contra o renomado campeão russo Kasparov. Hoje, o Watson avalia a performance de atletas e realiza estatísticas de jogos com extrema facilidade, sendo também um recurso útil para as empresas analisarem suas atividades.

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Washington Cabral – IBM Watson

Arenas de eSports agrupam de 3 a 20 mil usuários em eventos, comentou Rodrigo Rivellino, filho do ex-profissional de futebol Rivellino, e CEO da Aktuellmix, em painel que teve Lucas Marduk que apresentou uma visão muito clara deste segmento como produto e consumidores (Head Sports Webedia), Felipe Campos, Head de eSports UOL, e o mediador Moacyr Alves, Talent Experts.

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Lucas Marduk – Head Sports Webedia (com o microfone)

O painel Jogos e Competições, mediado por Juari Moreira, Novos Negócios The360, teve Leo De Biase, CEO ESL Brasil, Mitikazu Lisvoa, CEO Hive Digital, Luis Guilherme Gonçalves, Diretor de Operações LBEE e Paulo Roberto Ribas, Coordenador da Liga Mundial Universitária, que mostrou a relevância do esporte eletrônico no mundo, ao informar que a FISU – Federação Internacional de eSports Universitários, term como filiadas 190 federações e 60 mil instituições universitárias.

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Outro painel que despertou atenção foi Console nos eSports, com Carlos Paschoal, Presidente da PlayStation Brasil; Guilherme Camargo, CEO Sioux; Willen Puccinelli, Diretor Xbox da Microsoft, com mediação de Barbara Gutierrez, Versus IGN, onde ficou claro que hoje em dia os investimentos, mais que visibilidade precisam gerar vendas, e o mercado eSports deve desenvolver propostas mais eficientes nesse sentido.

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Carlos Paschoal (Presidente da PlayStation Brasil) / Willen Puccinelli, (Diretor Xbox da Microsoft)

Matheus Pereira, Estrategista de Vendas da Twitch, abordou em profundidade a relevancia da Twitch nas Transmissões Online, que está em segundo lugar no mundo com 643 pontos, sendo só superado hoje pela Netflix que alcança 781 pontos. O Brasil é destaque no Twitch com índice 5 de classificação, quase o total da América Latina, que chega a 5,5.

Mattheus - Foto Ricksil 17.11.27

Matheus Pereira – Estrategista de Vendas da Twitch

No encerramento, Juliano Barbosa, sócio da Rádio Geek, desenvolveu o tema StartUps, com mediação de Ariane Parra, WomenUp prestigiados por um grande público atentos e participantes. Análise de mercado, planejamento de negócios e projetos sequenciais, são fatores importantes de sucesso. O segredo não é fazer, mas fazer com planejamento, explica Juliano, falando sobre o futuro na comunicação da pioneira Rádio Geek.

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Juliano Barbosa – sócio da Rádio Geek,

O 1º Forum de eSportividade Eletrônica no Brasil foi uma realização da FPEFIT – Federação Paulista de Esportes e Fitness & SEME – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo, e teve apoio da ACI Games, LGZn, CREF4/SP e SStudio Marketing & Entrenetimento.

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(No encerramento), O feedback do público presente já no meio da tarde era: passou tão rápido, pena ser realizado somente em um dia, quando será a proxima edição do evento?

.Ao encerramento do evento Marlene Gouveia, presidente da FPEFIT, satisfeita com o resultado do evento que alcançou os objetivos contribuir para a dissiminação da informação, ampliando o conhecimento, que permite a capacitação de profissionais e gestores que atuam neste segmento de esporte , anunciou a todos que pretende realizar o 2º Forum de eSportividade Eletrônica em setembro de 2018

 

 

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Categorias: ESL Brasil, eSPORTIVIDADE ELETRÔNICA, FISU, Flamengo, Hotel Tivoli Mofarrej, IBM Watson, LBEE, Microsoft, Patriot, PlayStation, Rádio Geek, SSTUDIO Marketin & Entretenimento, Twitch, Uncategorized, Versus IGN, Webedia, Xbox | Deixe um comentário

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