Evento em 2014 será realizado pela primeira vez à América do Sul. São Carlos recebeu 22 votos e ganhou de Birstonas, que teve 15.
São Carlos será sede do Campeonato Mundial de Balonismo em 2014 após decisão neste sábado (24), em Birstonas, Lituânia. A cidade europeia era a concorrente de São Carlos na disputa para ser sede do evento. A competição será disputada pela primeira vez na América do Sul. Em 2012, os Estados Unidos serão a sede.
“A disputada para sediar o Mundial foi muito difícil, pois a maioria dos 100 balonistas que participarão da competição é da Europa”, destacou Emiliano Saran Azevedo, assessor de Projetos Especiais da Prefeitura.
São Carlos conseguiu os votos dos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Rússia, Colômbia, Holanda, Portugal, México, Argentina e Chile, entre outros países. No total foram 22 votos para a cidade e 15 para Birstonas.
“Será um grande momento para a cidade, já que em 2014 o Brasil será o centro das atenções graças à Copa do Mundo de Futebol”, ressaltou o prefeito Oswaldo Barba. “Somos uma das subsedes da Copa, Centro de Treinamentos das Olimpíadas e com o Mundial de Balonismo conseguiremos projetar ainda mais o nome de São Carlos no cenário nacional e internacional”, acrescentou.